17 de dezembro de 2019

Sul de MG tem trecho de rota de peregrinação em homenagem a Nhá Chica; veja trajeto

 

Fiéis terão rota de peregrinação de Nhá Chica — Foto: Samantha Silva/G1

Rota de 220 quilômetros vai de Tiradentes a São Lourenço e passa por sete cidades, incluindo Baependi. Lançamento é nesta quinta-feira (22).

Nhá Chica em Baependi (MG) — Foto: Reprodução/EPTV

 

Uma rota turística de peregrinação em homenagem à beata Nhá Chica será inaugurada nesta quinta-feira (22), em Baependi (MG). O chamado “Caminho das Virtudes” terá 220 quilômetros e segue de Tiradentes (MG) a São Lourenço (MG).

No caminho, os peregrinos atravessam cidades como Santa Cruz de Minas, São João del-Rei, Carrancas, Cruzília, Baependi, Caxambu e Soledade de Minas. O trecho faz parte da Estrada Real.

A peregrinação, que atrai centenas de devotos da beata até Baependi, cidade onde Nhá Chica passou a maior parte da vida, terá atrações como cachoeiras, grutas e mirantes, além de igrejas, capelas e santuários.

A inauguração é a conclusão de um projeto do Sebrae-MG que começou há dois anos. Para quem fizer o trecho à pé, o percurso dura nove dias. São 11 trechos e cada um recebeu o nome de virtudes atribuídas à Nhá Chica. Confira:

  • Caminho da Castidade:de Tiradentes, passando por Santa Cruz de Minas até São João del-Rei (11 km)
  • Caminho da Prudência: de São João del-Rei a Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno (11 km)
  • Caminho da Fé: de Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno à São Sebastião da Vitória (16 km)
  • Caminho da Humildade: de São Sebastião da Vitória à Caquende (22 km)
  • Caminho da Fortaleza: de Caquende, passando por Capela do Saco até Carrancas (30 km)
  • Caminho da Justiça:de Carrancas a Estação de Carrancas (15 km)
  • Caminho da Pobreza:da Estação de Carrancas a Fazenda Traituba (20 km)
  • Caminho da Obediência: da Fazenda Traituba à Cruzília (37 km)
  • Caminho da Caridade: de Cruzília à Baependi (19 km)
  • Caminho da Esperança:de Baependi passando por Caxambu até Soledade de Minas (30 km)
  • Caminho da Temperança: de Soledade de Minas à São Lourenço (15 km)

Após a inauguração, o projeto deve ser concluído com a sinalização do trecho, a criação de um site com as informações do percurso e a confecção de um guia impresso para peregrinos e turistas.

Rota de peregrinação será dedicado aos fiéis de Nhá Chica no Sul de MG — Foto: Arquivo/EPTV

 

A beata

Francisca de Paula de Jesus nasceu em meados de 1810 em Santo Antônio do Rio das Mortes, distrito de São João Del Rei (MG). Analfabeta e filha livre de uma ex-escrava, viveu a maior parte da vida em Baependi, onde ficou conhecida como “mãe dos pobres”.

Ela foi a responsável pela construção da Capela de Nossa Senhora da Conceição, de quem era devota. Nhá Chica morreu em 1895. Desde então, milagres e graças são atribuídos a ela.

Em 2011, Nhá Chica teve um milagre reconhecido pelo Vaticano e em junho de 2012, o Papa Bento XVI assinou o decreto de beatificação. A cerimônia de beatificação foi em 2013 e reuniu cerca de 50 mil pessoas em Baependi.

 

Maiores Informações Clique Aqui

Leave a Comment